Slider
"Educar bem é transformar o mundo" Paula Frassinetti

O projeto Educativo é um documento estratégico de gestão do colégio, elaborado e desenvolvido a partir dos princípios fundamentais que alicerçam a ação educativa das Irmãs Doroteias.

No Externato do Parque, a pedagogia de Santa Paula Frassinetti, fundadora da Congregação de Santa Doroteia, dá-nos ainda hoje, a importante lição: “praticarmos nós primeiro, tudo aquilo que queremos ensinar a praticar aos outros”. Continuamos, assim, a praticar uma pedagogia que assenta numa formação contínua de professores e educadores alicerçada nos princípios preconizados por Paula Frassinetti

Missão e Valores

A finalidade do Projeto Educativo das Irmãs doroteias é ajudar o aluno a integrar-se plenamente na sociedade, através de uma formação humana e cristã, enaltecendo as suas capacidades e potencialidades, através da valorização dos seus progressos. É também nossa missão, incentivar a participação das famílias no processo educativo e estabelecer relações de efetiva colaboração com a comunidade.

Compromisso com o Futuro

Somos uma escola com um projeto aberto, flexível e integrado que possibilita a adequação à diversidade e à melhoria da qualidade das aprendizagens. Proporcionamos ambientes de aprendizagem que favorecem a integração de saberes, o desenvolvimento da compreensão e do pensamento crítico, o aprender a ser, o aprender a colaborar, o aprender a fazer, o exercício da cidadania e o aprender a aprender. Pretendemos ser uma escola de excelência baseada no desenvolvimento dos valores humanos e cristãos.

Desejamos ser uma escola que impulsiona a mudança e a participação ativa na melhoria da sociedade. A formação contínua dos nossos docentes e não docentes essencialmente em contexto de trabalho tem um papel fundamental no desenvolvimento do projeto educativo.