Slider

Karaté

Promove a vertente socio-educativa da criança, os valores, o saber comportar-se numa situação de conflito, o discernimento do certo e errado.

Desenvolve técnicas do karaté referente às defesas e bases de ataque, trabalhando a personalidade do aluno, sendo a arte marcial um meio auxiliador de cada um, adquirindo conhecimentos de autodefesa, melhorando a sua autoestima, concentração, respiração e coordenação motora (referentes às técnicas ensinadas de ataques e defesas simultâneas, utilizando os pés e mãos no desenvolvimento da cada uma delas).

Judo

Uma atividade que oferece claros benefícios tanto do ponto de vista físico como psíquico. É uma excelente escola para o desenvolvimento da atenção, concentração e reflexão mental. Desenvolve na criança, uma noção de respeito por si própria e pelos outros.

Atividade de exceção para crianças tímidas pela relação que possibilita com os colegas, e para crianças com comportamento mais agressivo, como ótimo veículo de controlo dessa postura

Xadrez

É um desporto e um jogo que combina a arte e a ciência, enriquecendo os alunos não só a nível intelectual, como também cultural. Tem uma influência positiva no desenvolvimento cognitivo e no desenvolvimento de aptidões como a criatividade, agilidade de raciocínio, capacidade de discernimento e visão espacial.

Um aluno que integre um programa de ensino de xadrez desenvolve a memória, o pensamento crítico/lógico, a capacidade de resolução de problemas e o reconhecimento de padrões.

Futsal

Promove a integração na escola e a convivência em grupo/equipa, num ambiente de convívio, de tranquilidade e, acima de tudo, aprendizagem enquanto atleta e pessoa.

Os contextos competitivos que propomos são adequados ao nível de desenvolvimento de cada aluno e variam desde os convívios/torneios organizados pelas instituições das Irmãs Doroteias, aos campeonatos do desporto escolar.

Voleibol

Proporcionar a possibilidade das nossas crianças praticarem um desporto coletivo por excelência, aproveitando assim para desenvolverem e consolidarem as suas relações sociais e potenciarem o seu espírito colaborativo de grupo/equipa.

Com representação no Desporto Escolar, no Gira-Vólei (projeto da Federação Portuguesa de Voleibol) e noutros encontros amigáveis.

As crianças que praticam desportos, como o Voleibol, obtêm melhores resultados académicos e ganham competências para atingir os seus objetivos mais facilmente.

Ténis

O projeto de Ténis no Externato do Parque permite a aprendizagem da modalidade, alicerçada às novas metodologias mundialmente reconhecidas: “Play & Stay”.

Play & Stay: nova metodologia de ensino e aprendizagem do ténis desenvolvida pela Federação Internacional de Ténis (ITF).
O princípio é simples: aprender enquanto se pratica. O essencial é começar a jogar, aprendendo através dos seu divertimento.

Fomenta o espírito de grupo/equipa, demonstrando a sua importância na vida; Desenvolve a capacidade de lutar pelos seus objetivos; Incute hábitos de vida saudável.